Introdução e especificações do produto
O Aegis X é o mais recente mod dual-18650 (duas baterias 18650) da já bastante conhecida marca Geekvape. Está classificado como tendo até 220 watts de potência, tem um ecrã a cores de 2,4 polegadas, e é alimentado pela nova versão do chipset AS 2.0. Tal como a restante linha Aegis, o X vem com um certificado IP67 para poeira e impermeabilidade.
A Geekvape já provou o seu valor no passado no que toca à produção de mods, pois a linha Aegis ficou muito popular devido à sua robustez e fiabilidade. O Aegis Squonk é até considerado um dos melhores squonk mods do mercado. A empresa conquistou discretamente o lugar como melhor fabricante de mods no mundo do vaping por isso, vamos ver se o Aegis X está à altura das expectativas.
Preço: 65,00€
Cores: Verde, Dourado, Laranja, Rainbow, Prateado, Gunmetal, Vermelho, Preto
Primeiras Impressões
O Aegis X tem um design bastante apelativo para a grande maioria dos utilizadores. O “cabedal” não é cabedal, mas sim um tecido suave que tem um aspeto e sensação fantásticos. O design é bastante similar ao do Aegis Legend, sendo que a maior diferença é o ecrã OLED a cores de 2,4 polegadas na lateral. No geral, se alguma vez utilizou um mod Aegis sabe o que esperar neste aspeto.
A versão com o kit inclui o tanque Cerberus. O tanque não agradou a todos os utilizadores, sendo que já existem tanques mais recentes e melhores, que podiam facilmente ter sido incluídos no kit em vez deste.
Qualidade de Fabrico e Design
O Aegis X é um mod sólido, bem construído e bem desenhado, e tem o mesmo aspecto tático que os outros mods desta linha. É um pouco mais leve que o Aegis Legend e tem uma ótima sensação na mão. O seu tamanho está dentro da média para um mod dual-18650, assim como o Aegis Legend. O mod apresenta um enorme ecrã OLED a cores de 2,4 polegadas claro e luminoso, que cobre quase toda a lateral do mod.
Tal como os restantes mods da aegis, o mod em si é principalmente preto e uma grande parte está coberta por um revestimento espesso de borracha. A opção de cores altera apenas um painel acentuado em torno da lateral do mod, e o material do pano suave que toca a palma da mão. Usando o exemplo do mod com a cor Signature orange, o painel tem um agradável acabamento mate laranja enquanto que o material do pano tem uma cor cinzento escuro, o que o faz ter uma boa aparência e um ótimo contraste. O “branding” é bastante simples. Por cima do ecrã tem o logo da Geekvape e um da Aegis em branco debaixo dos botões de ajuste.
O sistema de fecho deslizante da porta da bateria é o mesmo do Aegis Legend. Assim que as baterias estão inseridas, tem que se fazer alguma pressão e certificar-se que o trinco está seguro. Dado que o mod tem uma classificação IP67 (proteção contra poeira e água) não podiam incluir porta laterais magnéticas, portanto este design faz sentido.
O mod não apresenta nenhum chocalhar nos botões. A conexão 510 é ótima e não costuma apresentar nenhum tipo de problemas com nenhum atomizador. Está centrada, e a parte de borracha tem um ligeiro ângulo nas extremidades. O mod em si tem 31,5 mm de grossura e, mesmo com este ligeiro ângulo, consegue acomodar um atomizador de 26 mm sem ter nenhuma saliência (“overhanging”). Inclusive com um tanque de 28 mm como o Triple RTA, dificilmente se nota alguma saliência.
O Aegis X está listado como tendo um carregamento de 2-amp. Apesar de ser um bom valor, não é recomendável recarregar as baterias através do mod. A porta de USB está próxima da conexão 510 e protegida por uma tampa de borracha.
Características e Funcionalidades
O Aegis X está repleto de funcionalidades e modos tal como os restantes mods da Geekvape. Tem o modo Power com opções de pré-aquecimento Soft, Normal e Powerful (uma nova característica dos seus mods), Temp Control (SS, Ni200, Ti e TCR), modo Watt Curve (VPC) e modo Bypass. Também usa um TCR padrão que é completamente ajustável no modo TCR, mas não é ajustável nas predefinições. Tem todos os modos que qualquer utilizador possa querer sem se tornar excessivo.
A principal diferença entre o Aegis X e os restantes mods Aegis é que este possui 5 perfis de memória que o utilizador pode programar e trocar quando quiser. Esta função é bastante útil, principalmente se o utilizador gostar de variar o modo que utiliza. Em vez de ter que perder tempo nas definições a escolher o modo, apenas escolhe o perfil que preferir.
Utilização do Aegis X
No que toca ao menu, é o sistema de menu típico da Geekvape, com uma diferença. Existe um submenu Set que permite o ajuste de algumas definições. O menu tem a opção AUTO que não está explicada nem no manual nem no site da Geekvape. Tem também a configuração do tema que troca entre os três tipos de UI diferentes, uma configuração da cor para mudar a cor da UI, a verificação da versão do firmware, uma opção de reset, e a opção AAB (Automatic Battery Balancing) que equilibra automaticamente o nível das baterias. As operações básicas são:
- 5 cliques no botão de disparo para ligar e desligar.
- 3 cliques no botão de disparo para aceder ao menu.
- Usar os botões cima/baixo para selecionar o perfil (M1 até M5) e pressionar o botão de disparo para aceitar.
- Usar os botões cima/baixo para navegar entre os diferentes modos e pressionar o botão de disparo para aceitar.
- Usar os botões cima/baixo para ajustar as definições no submenu de cada modo.
- Manter o botão de disparo pressionado para aceitar o modo e as suas definições.
- Pressionar o botão de disparo + botão cima ou baixo para ajustar a claridade do ecrã.
- Pressionar o botão cima+ botão baixo para bloquear os botões de ajuste, mantendo o mod operacional.
- Manter pressionados os botões cima e baixo enquanto estiver no menu para aceder ao submenu Set.
No geral, é um menu fácil de navegar, especialmente se o utilizador já tiver utilizado outro mod da geekvape. No entanto, algumas funções deveriam de estar melhor explicadas no manual.
Desempenho do modo Power
A Aegis X possui o chipset 2.0, que é a nova versão do chip utilizado na Aegis Legend e nos mods Nova. A série de chips AS da Geekvape é considerada uma das melhores no que toca ao vaping, por isso veremos como se comporta esta nova versão.
Os testes foram efetuados com baterias Sony VTC5A completamente carregadas. As especificações listadas são de 200 watts e 12 volts, não havendo um valor listado para o limite de amperes. O mod atinge uma potência de 220 watts, o que é ótimo considerando que era suposto apenas atingir os 200. O limite da amperagem foi de 43, o que está ligeiramente acima da média para um mod com duas baterias 18650 (a média é de 40 amp.). A voltagem limite obtida com uma resistência de 0,63 ohms foi de 11,781 volts, o que é bastante próximo do valor listado e demonstra que o mod tem um boost circuit (o que não é normal com este tipo de mod). A listagem de 12 volts é bastante precisa e provavelmente poderia ser maior dado que os watts estavam no máximo com esta voltagem.
O mod é ajustável em incrementos de 0,1 watts abaixo dos 100 watts e em incrementos de 1 watt quando acima dos 100 watts e, ao deixar pressionado o botão, muda mais rapidamente. Durante o teste, o mod não aqueceu nem apresentou nenhuma dificuldade, e foi bastante preciso. Na tabela acima estão os resultados do teste.
Desempenho do Temperature Control
Foram testados quatro tipos de construções diferentes em modo SS com wire SS316L.
- Single coil simples
- Dual coil simples
- Single coil complexa
- Dual coil complexa
O Aegis X tem um limite de 200 watts no modo de temperature control mas, infelizmente sofre o mesmo problema que os mods da Voopoo e da Rincoe. Embora seja possível definir os watts como 200, o aparelho não produz esse valor. Por exemplo, uma construção de 0,1 ohms pode ser excelente a 120 watts em modo power, mas nem sequer aquecer em modo TC e o ecrã mostrar apenas uma produção de 50 watts. Nunca houve problemas similares com mods anteriores.
Ao usar uma construção mais pequena que necessita menos de 50 watts (como a primeira construção de resistência single), é possível obter um vapor mais quente no intervalo dos 430ºF a 440ºF. Existe uma diferença de 10ºF, que deixa alguma margem de manobra para ajustar consoante o gosto do utilizador. Tem um disparar suave e uma boa proteção contra dry hits. Produz um vapor consistente, a menos que se use um tanque MTL que use uma potência muito baixa sendo que neste caso dispara de uma forma mais lenta, quando comparado com outros mods.
Tecnicamente, o TCR deveria de ser 92 para o wire SS326 (88-92) mas, como acontece com outros mods da Geekvape, a predefinição para o modo SS é de 105 (que é o TCR para o wire SS304). Ainda assim, o facto de que o utilizador possa usar o modo SS predefinido para o wire SS mais comum no vaping sem nenhum ajuste é bastante bom, independentemente do valor do TCR.
Apesar do seu limite de potência, como por vezes não a consegue atingir, este mod não é adequado para todos os utilizadores. No entanto, será adequado para um utilizador que use watts mais baixos ou um tanque MTL.
Vantagens
- Excelente qualidade de fabrico
- Revestimento de borracha agradável
- Classificação IP67
- 8 opções de cor
- Classificação precisa de watts
- Bom desempenho geral no modo power
- Suporta atomizadores com 26 mm sem overhang
- Preço acessível
- Elevado limite de amperes
- Modo Watt Curve
- Menu fácil de usar e bem-apresentado
- Excelente ecrã a cores de 2,4 polegadas
- Carregamento de 2 amperes preciso
- Boost circuit
Desvantagens
- Não tem listagem do limite de amperes
- Não consegue obter a potência total no modo TC
- Manual não explica a definição “Auto”