Carrinho

Envios gratuitos para compras apartir de 30€

Telefone 2341844338 (custo chamada local)

Racio PG/VG DIY

Como Fazer Liquidos Vaping Em Casa

Fazer líquidos para vaporizar(e-líquidos) em casa para poderes utilizar no teu dispositivo de vaporizar tem as suas vantagens: como o preço em comparação ao liquido já pronto a consumir, poder controlar o VG e o PG de acordo com a preferência… e outras vantagens mais. Também tem as suas desvantagens, sendo elas o dar trabalho a efetuar as misturas e ter de esperar que o liquido faça o processo de maturação(mais sobre isto em baixo).

Ora para quem não conhece os termos do mundo do Vaping algumas coisas do que está escrito acima não significam nada, então vamos primeiro começar por entender o que é necessário para fazer e-liquidos de Vaping em casa e conhecer os termos e o seu significado.

O que é necessário para fazer e-líquidos de vaping em casa:

Base:

A base è um liquido transparente com uma textura muito parecida a óleo que vem da combinação de dois componente, o VG(Glicerina Vegetal) e o PG(Propileno de Glicol). Todos os e-líquidos são compostos na sua maior parte por estes dois componentes sendo que os rácios mais comuns para os e-líquidos é de 70%VG-30%PG, 80%VG-20%PG e 50%VG-50%PG, havendo também bases ou e-líquidos compostas por apenas um dos componentes em que a base è 100%VG ou 100% PG. Pode-se dizer que a Base está para os e-líquidos como a Água está para o Sumo.

Concentrado:

Os concentrados são aromas únicos ou mistura de vários aromas provenientes de extratos das mais variadas frutas, plantas e até mesmo doces. O processo de criação dos concentrados não é muito diferente daquele que se encontra no ramo alimentar que faz parte do nosso dia-a-dia. Os concentrados mais comuns e mais apreciados são os frutados frescos, atabacados e os de sobremesa/doces. Este é depois misturado com a Base a uma percentagem especifica recomendada pelo fabricante, já falamos mais sobre isto um pouco mais á frente neste artigo.

Materiais:

Para poder fazer a mistura da base com o concentrado a fim de obter o produto final que è um e-liquido para vaping é preciso pelo menos frascos vazios, sendo que é mais fácil fazer a mistura acompanhado de uma balança de gramas, uma seringa ou um recipiente graduado. Nós recomendamos o uso de frascos próprios para e-liquidos de vaping pois foram criados para as medidas normais de e-líquidos e para uma melhor conservação do mesmo.

CUIDADOS

Ao realizar os preparativos para fazer a sua mistura use equipamento adequado para dosear e armazenar os componentes, trabalhe sempre numa superfície limpa, encontre aqui materiais para realizar as suas misturas com sucesso. Para saber o tempo indicado para o concentrado que vai utilizar deve consultar aqui no nosso Site a descrição do produto onde pode encontrar essa informação e outras. Se for um concentrado adquirido sem ser na nossa loja verifique o Site onde comprou, ou fazendo uma pesquisa online pelo concentrado que vai usar.

CONSERVAÇÃO

Para poder disfrutar do seu e-líquido em ótimas condições guarde todos os componentes usados na mistura num local seco, temperatura ambiente e protegido da luz. Estando bem preservado pode desfrutar das futuras misturas durante um longo período de tempo, poderá notar algum enfraquecimento do sabor se estiver guardado por um período de tempo muito grande.

Como Fazer a mistura/E-liquido:

Para fazer a mistura/e-liquido do concentrado/aroma com a base precisas obter algumas informações antes:

  • Percentagem de concentrado a utilizar na mistura(Ex: 5%);
  • Tempo de Maturação(Steeping) do concentrado.
  • Rácio de VG/PG da Base(Ex: 70VG/30PG);
  • Nicotina que quer adicionar(Ex: 1 Nicshot = 3mg);

Como funciona a percentagem do concentrado?

A  percentagem funciona baseado em 100ml, significa que se o concentrado indicar 5%, quer dizer que deve adicionar 5ml de concentrado a um liquido de 100ml. Ou seja a percentagem é o valor de ml de concentrado para cada 100ml de e-liquido final.(Ex: 10% = 10ml – 15% = 15ml, etc…). Na hora de colocar o concentrado no frasco vai precisar de saber como calcular a percentagem. Se fizer a mistura num frasco graduado ou com uma seringa basta encher até á marca correspondente á percentagem do concentrado. Com uma balança de gramas também é simples, basta colocar o frasco vazio na balança e retirar o peso do frasco, depois cada 1grama equivale a 1ml, basta colocar concentrado até ao valor correspondente ao concentrado no frasco. Depois também é possível através de gotas, sendo que 20 gotas equivale aproximadamente a 1ml, mas este método só deve ser usado em ultimo recurso pois há fatores que podem alterar a medição como por exemplo diferentes ponteiras de frascos. Aconselhamos sempre o uso de frasco graduado, balança ou seringa.

 

Tempo de Maturação/Steepping?

Maturação é o tempo que um e-liquido depois de misturado(Concentrado + Base e/ou + Nicotina) leva até mistura fazer o chamado período de maturação também conhecido por STEEPING para permitir a difusão dos aromas na base, a duração desta maturação depende do tipo de sabor do concentrado, em regra geral os tempos são:

    • aromas frescos – 0 a 3 dias
    • aromas frutados simples – de 0 a 5 dias
    • aromas frutados complexos (vários sabores) – de 2 a 6 dias
    • aromas especiarias, anis, licores, café, baunilha – de 1 a 2 semanas
    • aromas gourmêt – a partir de 3 semanas

*Existe também a chamada base rápida que segundo os produtores acelera o tempo de maturação dos concentrados para apenas 30 segundos, não garantem que funcione com todos os concentrados de forma eficaz mas que funciona com a maior parte dos concentrados que se encontram no mercado.

Rácio de PG/VG o que é?

O rácio de PG/VG é a quantidade de Propileno Glicol e Glicerina Vegetal que a base contém, se a base indicar um rácio de 70VG/30PG está a indicar que a base contém 70% de Glicerina Vegetal e 30% de Propileno Glicol. Isto è importante pois quanto mais VG a base tiver mais espesso será o e-liquido e quanto mais PG mais fino. As características básicas da base são que uma base com mais VG é bom para produção de vapor e está mais indicada na utilização de RTAs/RDAs reconstruíveis ou Kits que operem a altas potências. Uma base com mais PG é boa para realçar o sabor do e-liquido, para entregar o “arranhar da garganta” e está mais indicada para RTAs e Kits MTL, Pods,etc…tal como recomendam os produtores destes dispositivos.

 

Potência da Nicotina?

A potencia da nicotina baseia-se nas miligramas de nicotina presentes no Nicshot(Frasco de 10ml com nicotina) sendo que o mais comum é o Nicshot  de 10ml com 18mg de Potência e que depois é adicionado ao e-liquido que compramos ou fazemos, é nesse Nicshot que vamos basear os cálculos pois os produtores também se baseiam no mesmo na produção de e-líquidos. Este sistema foi implementado devido á necessidade de regular o uso indevido e irresponsável da nicotina, foi então criado o Nicshot que facilita a adição de nicotina aos e-líquidos de uma forma mais segura e sem a necessidade de conhecimentos mais avançados. Os produtores decidiram criar o padrão de ao fazer e-líquidos deixarem espaço para um Nicshot por cada 50ml de e-liquido, então um e-liquido Premium 50ml(E-liquido de produtores oficiais) vem num frasco de 60ml para se poder adicionar um Nicshot 10ml/18mg que depois de adicionada a nicotina é um e-liquido de 60ml com 3mg de nicotina. Ocasionalmente produtores criam e-líquidos 50ml em frasco de 60ml que vêm com espaço para adicionar 2 nicotinas que depois de adicionada a nicotina é um e-liquido de 60ml com 6mg de nicotina. Com os produtores a adotar este sistema a maior parte das pessoas vaporizam e-líquidos a 3mg e algumas a 6mg. Com este padrão criado é fácil calcular a quantidade de nicshots que precisa adicionar aos e-líquidos de 100ml/200ml etc… basta fazer as contas de que (por cada 50ml/1nicshot = 3mg nicotina).

E-Liquido50 ml100 ml200 ml
3mg Nicotina1 Nicshot2 Nicshot4 Nicshot
6mg Nicotina2 Nicshot4 Nicshot8 Nicshot

 

* De lembrar que a maior parte dos frascos de e-liquido(Premium) prontos a consumir apenas vêm com espaço para 1 nischot por cada 50ml de e-liquido.

Como Misturar?

Agora que já sabemos o que é preciso e o que devemos utilizar vamos fazer o e-liquido.

(usando um concentrado de 7% concentração e um frasco de 120ml como exemplo )

  1. A primeira coisa a colocar deve ser o concentrado, colocamos então os 7ml de concentrado na garrafa de 100ml.
  2. De seguida e sabendo a potência de nicotina desejada adicionamos nischots de acordo com a tabela em cima, como está a fazer o próprio liquido já não existe a limitação de 1nicshot por cada 50ml de e-liquido.
  3. Basta agora adicionar base até encher o frasco, fechar o frasco e agitar bem, e assim teremos o nosso e-liquido pronto.
  4. Como o e-liquido vai ter de maturar tal como explicámos mais acima é recomendado rotular ou apontar no frasco o dia da mistura e os dias de maturação para poder controlar de forma eficaz a data mais indicada para consumo.

Simples, não é? Por vezes apenas a falta de informação é o que torna coisas simples em algo complicado e desmotivante, por isso esperamos que a informação e as instruções que deixamos aqui te motivem e ajudem a fazer os teus e-liquidos e também a perceber um pouco mais sobre Vaping em geral e sobre os produtos utilizados.

One comment

  1. […] nicshots no seu líquido para conseguir altas dosagens de nicotina. Consulte o nosso artigo sobre como produzir os próprios líquidos para vaping para saber mais […]

Deixe uma resposta
Envios Gratuitos

Envio gratuito apartir de 30€

Garantia

Equipa de suporte e garantia.

Envios Internacionais

Fazemos envios para todo o Mundo

Compras Seguras

Multibanco/ MBWAY / Cartões